3 Dicas Para Ser Um Melhor Suporte em LoL - Informações Gamer

Post Top Ad

Olá!

3 Dicas Para Ser Um Melhor Suporte em LoL

Compartilhe

Você não consegue matar nosso Carry por causa de mim? Tenho certeza que se me focar vai ajudar...

Olá Gamers,

Muitas pessoas dizem que não é possível carregar como suporte, que suporte é a lane mais fácil do jogo, que qualquer um pode jogar de suporte. Já teve gente que chegou ao ponto de dizer que se você é main suporte é porque você não é bom em LoL. Eu digo com toda certeza que a mesma pessoa que diz besteiras assim é aquela que quando tem que jogar de suporte picka Janna e fica encucado na torre usando a barreira no ADC achando que está fazendo maravilhas. Na verdade ser um bom suporte requer muita mecânica sim, mas além disto requer instintos de liderança. Você será o fator principal da visão do time, do controle de danos e controle de grupo, o pilar que consegue organizar o caos da team fight e saber a hora certa de agir. Tudo isto eu lhe garanto, não é só apenas ficar de babá do ADC. Para ajudar aqueles que adoram exercer esta função tão pouco apreciada aqui vão 5 dicas de para ser um melhor suporte em LoL.

1 - Ajude seu ADC a farmar


Muita calma nessa hora. Tem muito suporte que acha que tá ajudando batendo nos minions o tempo todo, mas nem sempre é o caso. Ajudar o ADC a farmar é muitas vezes também saber farmar. Você terá que reconhecer o seu dano, o dano dele, o dano dos minions e o foco dos minions. Então antes de ficar clicando sem pensar nos minions achando que está ajudando o ADC, siga estas próximas dicas para realmente ser prestativo.

Não foque o mesmo minion que seu ADC




A menos que o minion esteja com uma vida consideravelmente alta, se o seu ADC está focando um determinado minion é porque provavelmente ele já está planejando usar alguma habilidade ou resetar o AA (Auto Ataque) para dar o golpe final, então não estrague!

Considere se seu ADC tem uma Espada G. p. C. ou Picareta




Você não deve preparar minions para o ADC que já tem itens com alto dano. O dano dele provavelmente já é bom o suficiente para acabar com estes minions. Tome cuidado, pois os dois podem acabar atacando junto e você pegando o farm dele.

Debaixo da torre considere o dano dos minions aliados




Quando houver 3 (ou mais) minions magos na sua torre e você planeja dar um AA neles uma vez para preparar o minion para o seu ADC abater após o hit da torre, não prepare todos! Provavelmente quando o terceiro minion for abatido, seus minions aliados já devem ter chegado nele e darão este dano por você. 


2 - Aprenda a wardar


Uma das partes mais significantes de ser um suporte é saber que você proverá a maior parte da visão do seu time. Junto com você a pessoa que mais deve desempenhar o papel de visão para a equipe é o Jungler. A razão principal de vocês dois serem a maior fonte de visão do jogo é porque, diferente das outras lanes, vocês são o apoio do time e portanto precisam menos de itens essenciais para o dano, de tal forma os itens são mais baratos para vocês. Também é de costume que o suporte compre a Pedra da Visão, por isso você deve saber lugares essenciais para colocar estas wards (sentinelas).

Agora, prover visão não é simplesmente largar ward em qualquer lugar. É claro que no começo você vai focar em colocar wards onde o jungler provavelmente vai aparecer, mas no decorrer do jogo você deve colocar wards mais profundas em lugares estratégicos para que você e seu time sempre saibam por onde andam os inimigos. Outra coisa que costumamos pensar é que precisamos wardar a bush (o matinho) sempre, mas não é bem este o caso. As vezes é muito mais válido você wardar em certos ângulos que dão uma ótima visão de por onde o Jungler do time inimigo provavelmente passará. Abaixo então segue uma série de dicas e imagens sobre estes lugares estratégicos para colocar sua ward no mapa. 

Wardando se você está do lado azul do mapa

Este é um dos lados mais difíceis de wardar, pelo formato e o layout da jungle. Devido a isto é importante que você possa wardar os ângulos certos. Muito provavelmente não é uma boa wardar as bushes (os matinhos) deste lado do mapa. A ward que vemos na imagem a seguir mostra justamente se o jungler está indo fazer os lobos ou invadindo o meio ou jungle do lado azul. Tudo que você precisa é ficar esperto para a a movimentação dele no mapa.



A seguinte ward é uma ward de excelente informação. Colocando a ward na bush do Blue lhe dará uma visão limitada, enquanto colocando entre o Blue e o Gromp lhe dará informação suficiente para saber se o Jungler está descendo, subindo ou farmando ali por perto. Também é útil em saber se o jungler está vindo gankar pela tribush (o matinho que cobre três rotas) perto da torre do bot. 



A última ward para o lado vermelho do mapa é mais para o mid e late game (fase do meio ou final de jogo). É uma ward ótima para preparar alguns objetivos como o Dragão ou a segunda torre da rota do Bot. É uma ward que muito raramente é notada pelo time inimigo e acaba se tornando bastante útil pelo tempo que ela permanece viva.



Wardando se você está do lado vermelho do mapa

Enquanto você está jogando do lado vermelho do mapa, geralmente as pessoas largam uma ward na tribush perto da torre com uma pink (Sentinela de Controle), o que é uma boa ideia pois previne que se tome um gank por trás, do Mid laner do time inimigo ou do Jungler. Assim que tiver acesso a sua primeira  pink, coloque a nesta tribush. 


Outra ward comum é aquela famosa colocada na bush no rio. Você provavelmente coloca suas wards ali, mas vou lhe dar uma opção melhor. Colocando a ward perto da tribush inimiga e do dragão você verá uma movimentação mais cedo do Jungler inimigo. Assim você também irá cobrir a vinda dele pelo rio ou pela tribush. Outra razão para você não colocar na bush é que é tarde de mais geralmente quando você vê o Jungler chegando. Antecipando a chegada dele, dá mais tempo de você e seu ADC recuarem. 


As outras wards que vou dar de opção para você será mais quando você der roaming ou quando sairem da lane. A primeira opção é uma ward que cobre uma possível invasão inimiga, mas pode não ser tão util nos Elos mais baixos. Nos Elos mais altos as pessoas costumam buscar maneiras de evitar a ward e dar a volta no Red pela jungle vermelha é uma alternativa para gankar o Mid. Esta ward também era bastante usada durante o Meta de Laneswap (Troca de Lanes), onde o Top aparecia no Top, mas assim que os minions saiam da base corria e pro Bot e vice-versa. Quando o Top passava pela ward o outro time já trocava as lanes para não serem pegos de surpresa.


A próxima ward é para ajudar o seu Midlaner. É uma ward que seu Mid deveria saber colocar, por isso se ele está tomando muitos ganks deixa a ward para ele em uma de suas voltas a base ou indique a ele o local para colocar. No mid e late game também é importante para tentar tomar a torre do mid ou para prevenir que tomem um gank por trás quando avançam na segunda torre do mid ou até mesmo para tentar matar o Barão. 


A próxima ward também tem a mesma ideia da que foi mencionada acima, mas agora é para proteger o seu Top. Ela previne que o Jungler venha após fazer o red, ao mesmo tempo que mostra se ele está vindo pelo barão. Ali onde fica a ward geralmente há uma planta de pinestorou (aquela que te faz pular) que os Junglers adoram usar para fugirem da ward na Tribush. Também é util para tentar tomar o Barão. 


Wardando por objetivos


Além das wards para previnir ganks do Jungler inimigo, também existem wards que são úteis para ver quando o time inimigo está tentando matar o Barão ou o Dragão. O ideal é que seu time esteja fazendo estes objetivos obviamente, mas para prevenir que o time inimigo não os faça é importante deixar wards por volta deste local. Os locais preferidos geralmente são na entrada destes monstros épicos, mas geralmente quando alguém vai fazê-los larga uma pink no meio da cova deles para olhar se tem alguma ward dentro. Nem sempre eles procuram por wards fora da cova, portanto aqui vão duas imagens de lugares estratégicos para ver quando o inimigo está tentando matar estes objetivos de maneira sorrateira. Note que estes lugares também geralmente evitam a visão da Sentinela de Controle. 



No mais existem as famosas guerras por ward no mid late game, então é sempre importante ter uma ou duas Sentinelas de Controle para colocar em cantos onde você quer focar o seu objetivo. Por exemplo, se vocês estão em uma batalha por wards para tentar abater o Barão é legal não colocar sua pink em um lugar fácil de ser abatido pelo time inimigo, coloque em lugares onde você tirará a visão deles ao mesmo tempo que fica seguro. Eis um exemplo abaixo de um bom lugar para colocar sua pink.


3 - Saiba qual suporte pickar


A não ser que você seja um OTP (One Trick Poney - Jogador de um campeão só), é importante saber que nem sempre o suporte que você picka é o melhor para ir com seu ADC ou contra o Bot inimigo. As vezes você tem um Hypercarry (Um Carry mais voltado para o Late game) e precisa de um suporte com mais proteção e controle de grupo. As vezes o time inimigo tem uma bot lane muito voltada ao Poke e Harass (Incomodar com danos graduais) e pickar um tank pode fazer você ficar fraco no jogo tendo que voltar pra base constantemente pra recuperar seu HP. Para lhe ajudar a pickar um suporte aqui vão algumas dicas.

Antes de qualquer coisa é importante mencionar que se você não é bom em um determinado campeão de suporte, não picke. Não é porque o campeão é bom que você deve pickar, mas sim porque você consegue atuar bem com ele. A ideia de pickar o suporte certo para a situação certa é válida apenas quando você consegue ser pelo menos competente com o campeão recomendado. Caso contrário vá com seu main mesmo, pois não é porque você não pickou determinado campeão que você não pode ganhar. As vezes você é tão habilidoso com certo campeão que é capaz de dominar a bot lane do outro lado.

Considere os tipos de suporte e o que podem fazer


Quando considerando os tipos de suporte para pickar leve em consideração o seguinte. Existem suportes de ataque a distância, com potencial de pick, com mecânicas de controle de visão, que são bons em disengage (desengatar ou repelir o ataque inimigo),  que são bons em engage (engajar ou atacar o time inimigo), com dano alto e com sustain (habilidades para sustentar mais danos). 

Suportes de Ataque a Distância - Estes são os suportes que abusam de suas habilidades e ataques básicos para dar Harass no inimigo. Sua função principal é atrapalhar o suporte e o ADC inimigo e constantemente causar dano a eles. Como estes suporte tem um ataque a distância, são geralmente indicados quando o suporte inimigo é de alcance curto. Assim você poderá incomoda-los sem correr risco de tomar muito dano de volta. Claro que como tem um ataque avantajado, a maioria destes suportes tem pouco HP, portanto é importante você causar o Harass sem tomar a troca. Este tipo de suporte é muito bom também quando você tem um ADC que leva torres rápido, pois podem contribuir para o abatimento da torre atacando de longe. Suportes que entram nesta lista são Zyra, Miss Fortune (quando Suporte) e Karma.


Suportes com Potencial de Pick - Estes são os suportes que no mid e late game tem potencial de conseguir um pickoff (Retirar alguém da fight antes dela começar). Geralmente são campeões que tem CC com bom alcance e que podem dar roaming com facilidade. Estes suportes são recomendados quando o time inimigo é muito centrado em um ou dois Carrys, pois se tirar um dos Carrys da fight, suas chances de vencer a próxima luta é muito maior em um 4x5 sem Carry para o time inimigo. Suportes que entram nesta lista são Blitzcrank, Leona e Trundle. 



Suportes com Mecânicas de Controle de Visão - Estes são os suportes que possuem habilidades de verificar as bushes sem precisar gastar uma ward ou se comprometer a dar  o famoso facecheck (entrar de cara na moita sem saber se tem um inimigo lá). Estes suportes conseguem dar mais tranquilidade ao ADC para farmar e evitar possíveis ganks animigos. Estes suportes são recomendados quando o time inimigo possui algum jungler que é especializado em dar ganks e menos em farmar na jungle, como Lee Sin e Shaco. Suportes que entram nesta lista são Zyra, Tresh  (com sua lanterna) e Trundle (com seu Pilar). 



Suportes Bons em Disengage - Estes são os suportes que são especializados em proteger o ADC. A sua função primordial é parar qualquer avanço do time inimigo para cima do seu Carry. São suportes que possuem habilidades com CC que impedem o avanço do time inimigo. Estes suportes são recomendados quando o time inimigo possuir suportes especializados em dar engage ou que tem facilidade em chegar perto do ADC. Suportes que entram nesta lista são Nami, Janna e Lulu.

Veigar e Alistar na foto por falta de opção entre os bots


Suportes Bons em Engage - Estes são os suportes que contrário aos mencionados acima, são especializados em criar oportunidades para uma boa fight. São geralmente suportes com habilidades de controle de grupo em área e que tem capacidade para tankar alguns ataques do inimigo enquanto o resto do seu time inicia a fight. Estes suportes são recomendados quando o time inimigo possui uma composição não focada em lutar, pois podem se agrupar com o time e criar excelentes oportunidades de ganhar uma fight e levar objetivos. Suportes que entram nesta lista são Annie (quando suporte), Rakan e Leona.



Suportes com Dano Alto - Estes são os suportes que possuem habilidades em cooldown (tempo de recarga) baixa e um dano base alto. Geralmente são magos, pois com suas habilidades conseguem encaixar bons danos enquanto esperam pelo gank do Jungler, e quando ele chega conseguem burstar o ADC a ponto de matá-lo ou deixar com pouquíssima vida para o ADC terminar com eles. Estes suportes são recomendados quando a bot lane tem campeões com baixo escape ou que precisam de um bom farm para se tornarem úteis no jogo. Suportes que entram nesta lista são Lux (quando suporte), Brand (quando suporte) e Zilean.



Suportes com Sustain - Estes são os suportes que possuem habilidades que curam o ADC. Este tipo de suporte é ideal quando o time inimigo possui campeões que dão muito Poke ou Harass para que não percam muito tempo na base se recuperando, assim perdendo XP e ouro. Estes suportes são recomendados quando seu ADC precisa de farm e tempo para crescer ou quando a bot lane irá causar muito Harass, atrapalhando o seu tempo em lane. Suportes que entram nesta lista são Soraka, Sona e Taric. 



É claro que é importante ressaltar que, assim como vocês devem ter notado, os campeões de suporte podem se encaixar em mais de um tipo, obviamente. Não há como determinar também qual campeão pegar sempre, pois as composições de time variam muito e seria muito simplista dizer que pickar X campeão lhe garantirá a vitória. Sempre leve em consideração o que você quer fazer e como quer executar antes de escolher seu suporte então. 

É isso galera, estas são as 3 dicas para ser um melhor suporte em LoL. Se gostaram da ideia e querem mais dicas, comentem no post. Além das 3 dicas para ser um melhor suporte posso fazer também sobre as outras lanes, mas digam aí o que acharam do post para trazer mais postagens assim de qualidade. Abraços pessoal e bom jogo!

Um comentário:

Post Bottom Ad

Olá!

Páginas